Campanha, a exemplo do outubro rosa e do novembro azul, alerta e informa sobre paralisia cerebral
O Dezembro Verde tem objetivo de debater temas sobre a paralisia cerebral ainda pouco conhecida, incentivar ações públicas e privadas no âmbito da prevenção, na formação de profissionais da saúde, bem como a qualificar o profissional na atuação junto ao portador de paralisia cerebral.
A campanha também visa alertar os pais sobre a importância de seus filhos realizarem exames regularmente, pois assim pode ser identificado o diagnóstico precoce das doenças. O Brasil é um país que possui uma população jovem, cerca de 30% da população brasileira se encontra abaixo dos 19 anos.
Paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica não progressiva e que resulta de uma lesão no cérebro em desenvolvimento. Este continua desenvolvendo-se nos 2,3 primeiros anos de vida, o quadro de PC pode resultar de um dano cerebral que ocorreu no período pré-natal, perinatal ou pós-natal. No que diz respeito às causas, elas podem ser atribuídas: Pré-natais ou genéticas: aquelas que ocorrem antes do nascimento; Perinatais: aquelas que ocorrem durante o nascimento; Pós-natais: aquelas que ocorrem após o nascimento.
Tratamento e prevenção
A detecção e o acompanhamento desta condição neurológica devem ser feitos por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, reunindo neuropediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudióloga e, algumas vezes, professores especializados.
Casos mais graves necessitam de suporte medicamentoso ou intervenção cirúrgica e podem estar associados com epilepsia. Quando intensa a espasticidade especialistas recomendam a prescrição de relaxantes musculares.
A prevenção da paralisia perebral envolve os mais diversos aspectos. Entre eles, recomenda-se evitar casamentos consanguíneos, realizar pré-natal regularmente, não ingerir bebidas alcoólicas, drogas ou fumar, e evitar situações conflitantes que possam levar ao estresse.
Fonte: Associação Cruz Verde
Via: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Imprensa&acao=saude&id=1444